A endodontia é a especialidade da odontologia que apresenta o maior índice de sucesso. Alcançado, evidentemente, através de um tratamento que envolve muito conhecimento, experiência e disposição, além de, seleção e qualidade do arsenal odontológico utilizado e o estabelecimento de um correto e preciso protocolo, o qual deverá ser seguido com muito rigor. Através da evolução, passou a ser uma especialidade mais científica e previsível.
Há alguns anos a endodontia começou a mudar, e de forma expressiva, porquanto da mudança de paradigmas em que se estabeleceu conceitos mais alicerçados em pesquisas clínicas e científicas. O princípio de que a endodontia deve cumprir o papel de: abrir, tratar e fechar, é um dos fundamentos básicos da terapia endodôntica. Entretanto existem vários fatores interferem de forma direta ou indireta.
Uma especialidade imperativa na promoção e manutenção da saúde oral. É considerada um dos pilares que sustentam um plano de tratamento completo, preciso e com solução longitudinal. Os íntimos laços do tratamento endodôntico com a biologia, na busca de uma resposta positiva, faz com que o planejamento de uma reabilitação oral seja favorável ou não...